Participação e Educação Comunitária, Promoção de Higiene e Saneamento

PEC–Zonal: Participação e Educação Comunitária, Promoção de Higiene e Saneamento1.
1. INTRODUÇÃO
O Governo em colaboração com os parceiros de Cooperação e Desenvolvimento, estão a implementar um Programa integrado de abastecimento de água e saneamento, uma iniciativa que resulta duma parceria ,  para apoiar os esforços para atingir as suas metas no abastecimento de água e saneamento, conforme estabelecido na Política de Água, no Plano de Acção para a Redução da Pobreza Absoluta e nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODMs), sendo os resultados esperados do programa seguinte:

  • O número de infra-estruturas de abastecimento de água e saneamento planeado é construído/ou reabilitado de acordo com os padrões técnicos.
  • Os Comités de Água, artesãos e/ou mecânicos locais são treinados, estabelecidos e funcionais na prestaçao de serviços.
  • Instituições técnicas a nível provincial (departamento de água e saneamento) e distritais e municipal (serviços distritais de planeamento e infra-estruturas  e/ou vereações) são capacitadas e totalmente operacionais em procedimentos técnicos e administrativos e cooperação/comunicação.
  • Estratégias do sector e o Plano Director para o Abastecimento de Água e Saneamento da Província de Sofala são discutidos e desenvolvidos no quadro de um diálogo do sector a nível provincial.
As actividades contempladas neste programa incluem levantamentos da situação actual de Abastecimento de Água e Saneamento Rural, estudos de Conhecimentos, Atitudes e Práticas (CAP), Participação e Educação Comunitária (PEC), Construção e reabilitação de fontes de água, Construção e reabilitação de pequenos sistemas de abastecimento de água e apoio na construção de infra estruturas de saneamento familiar e escolar. Todas as actividades serão realizadas tanto nas comunidades e escolas nos distritos seleccionados.

Neste contexto, o Governo do Distrito em coordenação com a Direcção Provincial das Obras Públicas e Habitação pretendem contratar um provedor de serviços na área social para realizar uma consultoria de Participação e Educação Comunitária, Promoção de Higiene e Saneamento  (PEC/PHS)  no Distrito[1].

2. OBJECTIVOS
Gerais
Os objectivos gerais da consultoria, são:
·                Realizar as actividades de Participação e Educação Comunitária, Promoção de Higiene e Saneamento (PEC/PHS) com vista a um adequado envolvimento dos beneficiários (comunidades, escolas, centros de saúde e autoridades locais) na construção, gestão e manutenção das infra-estruturas de Água e Saneamento, incluindo a formação e operacionalização de grupos específicos para acompanhamento local;
Específicos
Os objectivos específicos de PEC/PHS são:
·                Identificar as práticas de riscos relacionados com Água, Higiene e Saneamento do meio  perigam a saúde da comunidade;
4. GRUPOS FOCAIS
As acções do PEC/PHS devem circunscrever-se nos seguintes grupos focais:

Nível Comunitário
  • Líderes comunitários e informantes chave na comunidade;
  • Activistas comunitários e ONGs/OBCs que eventualmente existam na comunidade;
  • Agentes sanitários e enfermeiros afectos/residentes nessas comunidades; e
  • Membros da comunidade (encorajar e envolver a participação dos grupos desfavorecidos e membros da comunidade que não desempenham papel de destaque) tendo em conta o equilíbrio de género.

5. LOCAIS E FASEAMENTO DAS ACÇÕES DO PEC-Zonal

Os trabalhos do PEC/PHS serão realizados em todo o território (distrito) em referência, incluindo a totalidade das comunidades e escolas existentes. O provedor de serviços deverá privilegiar o estabelecimento de uma rede que cubra todo o território (distrito) recorrendo a activistas próprios e/ou de outras ONGs existentes. A identificação, formação e enquadramento do pessoal local como activista é considerado factor de sucesso pois permitirá a continuidade dos trabalhos pelas próprias comunidades.
Todo o trabalho de PEC/PHS deve ser confirmado e certificado pelos líderes comunitários, da divisão administrativa do governo e directores de escolas ( ao nível de Localidade e Posto Administrativo). Os relatórios de PEC/PHS serão submetidos trimestralmente com a aprovação destes, sendo validados pela instituição de tutela (Direcção Provincial das Obras Publicas e Habitação). Os relatórios deverão ser submetidos em três exemplares para as seguintes instituições: o Governo local (Distrito), instituição de tutela na província ( DPOPHS)  e ao  financiador para efeito de pagamentos.

O consultor deve usar metodologias participativas, adequadas para o alcance dos objectivos do Programa  e um cronograma de actividades detalhadas com as fases do trabalho apresentado.

6. INDICADORES

Durante a implementação do programa o consultor deve apresentar nos seus relatórios periódicos informação actualizada dos seguintes indicadores:
  1. Número de pessoas e famílias que abrange cada fonte construída;
  2. Número de famílias que construíram as suas latrinas;
  3. Número de famílias vulneráveis apoiadas pela comunidade na construção das latrinas;
  4. Número de famílias com copa e aterro sanitário;
  5. Número de activistas locais de água e saneamento treinados;
  6. Número de comités de água e saneamento constituídos;
  7. Número de Grupos de Manutenção formados e treinados;
  8. Número de mecânicos locais treinados e capacitados;
  9. Número de pessoas e/ou famílias abrangidas por campanhas de promoção de higiene;
  10. Número de postos de venda de peças sobressalentes das bombas manuais estabelecidas e sua cobertura territorial;
  11. Número de comunidades que iniciaram as suas contribuições.

7.      RESULTADOS ESPERADOS
Os resultados esperados do presente trabalho são:
  1. PEC realizado duma maneira efectiva e verificável em toda a extensão do território (distrito), incluindo comunidades, centros de saúde e escolas;
  2. Número de fontes avariadas (geral) no território (distrito) reduzido em pelo menos 50%.;
  3. Número de famílias sem latrinas familiares previstas coberto em 100%;
  4. Todas as fontes de água com um comité de água e saneamento e grupo de manutenção activos:
    1. Existência de elementos de comités de água e saneamento ou grupos de operaçao e manutenção (CAS/GOM) e conhecidos pela comunidade;
    2. O comité de água e saneamento recolhe as contribuições financeiras da comunidade para a compra de peças sobressalentes;
    3. O comité de água e saneamento realiza encontros periódicos;
    4. O comité de água e saneamento presta contas à comunidade;
    5. O comité de água e saneamento faz o monitoramento e avaliação;
    6. O grupo de operação e manutenção consegue identificar e ou diagnosticar as avarias; e
    7. O grupo de operação e manutenção realiza manutenção preventiva e pequenas reparações.
  5. Práticas de risco nos aspectos de água, higiene e saneamento do meio que perigam a saúde da comunidade reduzidas em pelo menos 50% durante o ano de trabalho:
    1. Número de famílias com latrinas;
    2. Número de famílias com aterro sanitário;
    3. Número de famílias com copa;
  6. Rede de activistas locais de saneamento estabelecida e cobrindo em todo  o território (distrito);
  7. Rede de mecânicos locais de bombas manuais estabelecida e cobrindo todo o território (distrito);
  8. Núcleos de saneamento de criança para a criança estabelecidos e activos em cada escola, fazendo a promoção de higiene por teatro, canto e dança e outros meios de comunicação;
  9. Material escrito de educação para Higiene, Água, Saneamento do meio e Saúde produzido e entregue às escolas (1 panfleto, 1 cartaz em português e em língua local); e
  10. Comunidades envolvidas e capacitadas de forma a dar continuidade às actividades.

8.    COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
O Governo Distrital em coordenação com a DPOPHS é o órgão coordenador de todas as actividades de PEC/PHS. A DPOPHS é responsável por assegurar que a componente técnica seja respeitada pelo provedor de serviços através de visitas regulares de monitoria.O provedor de serviços deverá trabalhar com o DAS e os sectores de educação e cultura, saúde, Serviço Distrital de Planeamento e Infra-estruturas, Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social.

9.  PERFIL DA EQUIPA TÉCNICA
A equipe da consultora deverá possuir experiência adequada na realização de trabalhos de Participação e Educação Comunitária dos programas de Abastecimento de Água e Saneamento Rural. Esta equipa deverá ser local, no sentido de que pelo menos mais de 75% do pessoal envolvido deverá ser do respectivo território (distrito).
A equipe de peritos deverá ser formada por:
·         Um chefe da Equipe (‘Team Leader’), especialista em desenvolvimento Comunitário, com nível do ensino superior e com conhecimentos profundos sobre os comportamentos e práticas de risco em relação ao Abastecimento de Água Rural, Higiene e Saneamento do meio e experiência em trabalhos com alunos do ensino primário; Na falta da pessoa com o nível superior, poder-se á recorrer a uma pessoa de nível médio com uma experiência considerável, com experiência  do trabalho no território (distrito).
·         Um técnico básico na área social com experiência em trabalhar com comunidades, formação de activistas e acompanhamento do seu trabalho;
·         Equipas de animadores em número que cubra o território (distrito), compostas por três pessoas cada) com experiência e competência adequada para a realização de Participação e Educação Comunitária em Abastecimento de Água e Saneamento Rural nas comunidades.

Adaptação para generalizar o conceito do PEC-Zonal em Moçambique.




·               
·                Elaborar e implementar, o plano de educação para a higiene, saúde e mudança das práticas de risco identificadas nas comunidades e escolas, usando metodologias participativas (em particular o PHAST- Transformação Participativo na higiene, na água e no saneamento).
·                Assistir as comunidade na organização (definição dos valores monetário de contribuição  por família, periodicidade, selecção dos membros dos Comités de água e saneamento) para a operação e gestão efectivas (assumir todos os custos de operação e /ou operação e gestao (O+M&G) das fontes de água a reabilitar e construir.
·                Formar, treinar e acompanhar o trabalho dos comités de água e saneamento e grupos de manutenção das fontes, constituídos por membros da comunidade, dos conselhos da escola dando especial atenção as questões de género e formação na gestão de fundos comunitários.
·                Identificar e treinar, em matéria de pequenos negócios, comerciantes locais para a venda de peças sobressalentes das bombas (manuais) instaladas.
·                Formar e capacitar mecânicos locais para reparação e manutenção de bombas (manuais) instaladas.
·                Formar, treinar e acompanhar os núcleos de Água e Saneamento de criança para criança nas escolas para realizar actividades de educação para a higiene nas respectivas escolas e interagir com as comunidades circunvizinhas;
·                Adequar e reproduzir o material, (escrito), de educação para a promoção de Higiene, Água, Saneamento do meio e Saúde na comunidade e nas escolas.
·                Promover a construção de latrinas familiares.
·                Apoiar as famílias vulneráveis (casas chefiadas por crianças, velhos e mulheres) na construção das suas latrinas em estreita coordenação com a comunidade e líderes comunitários.
·                Formar e treinar um elemento do comité de água e saneamento em acções de monitoramento e avaliação das actividades de saneamento nas aldeias
·                Criação de um mecanismo ao nível local e distrital que possa fazer face a má utilização e vandalismo das infra-estruturas construídas, em particular o equipamento de bombagem (bombas manuais, painéis solares entre outros).

3. METODOLOGIA
A metodologia de pesquisa deve ser guiada para o alcance dos objectivos e os resultados esperados da consultoria com ênfase em metodologias participativas e deve indicar no mínimo:
  • As várias etapas do trabalho;
  • O número de pessoal envolvido, em particular, técnicos médios, animadores e activistas de água e saneamento;
  • Número de activistas locais a formar por distrito e sua distribuição geográfica, cobertura em todo território;
  • Número de mecânicos locais a formar no distrito e sua distribuição geográfica, cobertura em todo território;
  • Número de aldeões formados no monitoramento e avaliação das actividades de saneamento por aldeia;
Sendo a mudança de comportamentos um processo que requer a contínua interacção  com o grupo alvo, apelar-se aos concorrentes potenciais parcerias com organizações/associações baseadas na comunidade ou implantadas no território (distrito).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaio de caudal para relatório do furo

Manual de Implementação de Projectos de Abastecimento de Água Rural (MIPAAR)

PEC-Zonal: Tecnologia de Produção de Latrinas de Baixo Custo