Definições de furo positivo, negativo ou abandonado

Caderno de encargos do sector de água
A não ser que haja um contexto geológico muito específico (aquíferos altamente confinados) ou prévio acordado entre as partes dum contrato, a perfuração não devia exceder 60 metros abaixo da superfície do solo.
Um furo é considerado positivo ou produtivo se produzir um caudal mínimo de 1.000 l/hora que é medido no fim do processo de desenvolvimento do furo. Se não puder ser usada uma bomba, então o caudal medido no método de “air-lift” deve ser de pelo menos 1.250 l/hora.
Um furo é considerado negativo ou seco se apresentar um caudal inferior a 900 l/hora (15 l/min), ou se a qualidade da água não for aceitável, isto é, se os parâmetros mínimos de potabilidades a serem testados não estiverem dentro dos valores permitidos. Nesses casos, uma nova tentativa de perfuração deverá ser efectuada movendo a sonda (maquina perfuradora) para um local alternativo previamente indicado. Se a perfuração tornar a ser negativa, o local poderá ser abandonado, salvo o caso de um acordo especial entre as partes. As coordenadas deste local devem estar guardadas num banco de dados, de preferência num sistema de informação geográfica (GIS) para evitar novas tentativas de perfuração semelhantes.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaio de caudal para relatório do furo

Manual de Implementação de Projectos de Abastecimento de Água Rural (MIPAAR)

PEC-Zonal: Tecnologia de Produção de Latrinas de Baixo Custo