Introdução de contrato de furos positivos

 Caderno de encargos do sector de água
Empreitadas de furos positivos, antes de se abordar especificamente as obras a realizar, concretamente a perfuração, dado o risco de ocorrência de furos negativos por insuficiência de água e/ou elevado teor de salinidade da água subterrânea (causas de insucessos nesse tipo de contrato), os empreiteiros devem realizar pesquisas geofísicas, sempre que se achar necessário.
O método geofisico de resistividades é usado no estudo de descontinuidades horizontais e verticais nas propriedades eléctricas do subsolo.
Com a geoelectrica, o parâmetro geofisico medido, é a resistividade eléctrica do subsolo. Este parâmetro varia em função das caracteristicas eléctricas dos minerais que compõem a rocha e do grau de mineralização da água que nela possa conter.
As Sondagens Eléctricas Verticais (SEV’s) com recurso à configuração Schlumberger têm mostrado ser extremamente úteis para destrinçar áreas favoráveis das não favoráveis para da ocorrência da água através da leitura e interpretação das resistividades das camadas no subsolo.
Porque a interpretação dos dados exige experiência do pessoal e capacidade do equipamento é importante que o empreiteiro tenha estes recursos disponíveis para reduzir o risco de furos negativos durante a empreitada de perfuração. Os relatórios das pesquisas realizadas deverão ser discutidos com o fiscal, representante do cliente, visando uma maior coordenação com a consciência de que o contrato assume o pagamento apenas de furos positivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaio de caudal para relatório do furo

Manual de Implementação de Projectos de Abastecimento de Água Rural (MIPAAR)

PEC-Zonal: Tecnologia de Produção de Latrinas de Baixo Custo