Resultado do saneamento e promoção de higiene

O Governo de Moçambique, com apoio do UNICEF, lançou de 1 de Março a 31 de Dezembro de 2008 Campanha Nacional de saneamento do Meio e Promoção de Higiene onde apela o envolvimento do cidadão como forma de garantir a mudança de comportamento em relação a higiene e saneamento do meio, melhorando a qualidade de vida do povo.
Com acção permanente, espera-se que todos os membros das comunidades desenvolvam hábitos saudáveis de higiene e saneamento do meio, em 4 comportamentos:
1.       USO DE CASA-DE-BANHO OU LATRINA
·         Hábitos de uso de casas-de-banho ou latrinas e mantê-las limpas.
2.       HIGIENE INDIVIDUAL
·         Hábito de lavar sempre as mãos com água limpa e sabão ou cinza antes e depois das refeições, antes e depois de tratar uma criança, depois de usar casa-de-banho ou latrina e antes de confeccionar, conservar e comercializar os alimentos. Hábito de tomar banho e lavar os dentes todos dias.
3.       TRATAMENTO DA ÁGUA
·         Hábito de tratar água com produtos a base de cloro, lixívia ou ferver a água e armazená-la adequadamente em recipientes limpos e tapados. Hábitos de lavar e desinfectar os tanques de água pelo menos uma vez por ano.
4.       TRATAMENTO DO LIXO
·         Hábito de depositar lixo em locais apropriados como caixotes de lixo, contentores ou aterros sanitários.
O foco das actividades da campanha é a consciencialização das pessoas sobre a necessidade de ter hábitos de vida saudáveis e colectivos melhorando as condições de higiene.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaio de caudal para relatório do furo

Manual de Implementação de Projectos de Abastecimento de Água Rural (MIPAAR)

PEC-Zonal: Tecnologia de Produção de Latrinas de Baixo Custo