PEC-Zonal -Dimensões filosóficas

A Participação e Educação Comunitária à uma zona Administrativa (PEC-Zonal) igual ou superior ao nível de actuais (ano de 2011 era de Cristo) distritos de Moçambique, tem objectivo de prevenção, resolução de problemas e decisão resultantes da construção de consensos determinadas pelas acções individuais e colectivas. Essas acções, que incluem as reflexões individuais associadas, assumem a forma de um processo de resolução de problemas, planeamento e gestão de tomada de decisão com objectivo de melhorar as condições económicas, sociais e ambientais nas comunidades.
PEC-Zonal é um procedimento colaborativo que podem ser definidos como a integração ecléctica de teorias, ferramentas e tecnologias orientadas para estruturar a participação de indivíduos e comunidades locais nos processos de aquisição de conhecimento, mudanças de atitude e práticas na resolução de problemas de água e saneamento.
As características da dimensão filosófica de PEC-Zonal são explorar as relações participantes-tecnologia-dados de modo a facilitar a descrição, modelação e simulação de processos do mundo real, através de procedimentos consensuais que conduzam à obtenção de resultados que suportem a tomada de decisões.
A tecnologia consiste nas soluções sociológicas que suportam o uso e costume locais assentes na estrutura antropológica dum grupo social numa mudança acessível através de numa rede de governação.
Abordagem colaborativa das actividades de planificação, resolução de problemas e tomada de decisão é exercida hierarquicamente, segundo as atribuições sociais dos grupos informais, lider comunitário e estruturados que toma decisão sobre a informação proposta de decisão.
Desta interpretação, o mundo real existe sob a forma de múltiplas construções mentais que são baseadas em processos sociais e experimentais em mudança face às perspectivas individuais a partir das quais são percepcionadas como construções objectivas locais e contextuais que se refere.
De acordo com esta interpretação, a empresa da área social (o investigador/ONG) e o objecto (PEC-Zonal) de investigação estão interligados, constituindo uma única entidade. O conhecimento é criado a partir dos processos de interacção entre o investigador e o objecto de investigação.
A meta é a construção da realidade individual quando processada cognitivamente e aprovado o propósito que alcança a construção de um ou mais consensos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaio de caudal para relatório do furo

Manual de Implementação de Projectos de Abastecimento de Água Rural (MIPAAR)

PEC-Zonal: Tecnologia de Produção de Latrinas de Baixo Custo