PEC-Zonal -Dimensões filosóficas
A Participação e Educação Comunitária à uma zona Administrativa (PEC-Zonal) igual ou superior ao nível de actuais (ano de 2011 era de Cristo) distritos de Moçambique, tem objectivo de prevenção, resolução de problemas e decisão resultantes da construção de consensos determinadas pelas acções individuais e colectivas. Essas acções, que incluem as reflexões individuais associadas, assumem a forma de um processo de resolução de problemas, planeamento e gestão de tomada de decisão com objectivo de melhorar as condições económicas, sociais e ambientais nas comunidades.
PEC-Zonal é um procedimento colaborativo que podem ser definidos como a integração ecléctica de teorias, ferramentas e tecnologias orientadas para estruturar a participação de indivíduos e comunidades locais nos processos de aquisição de conhecimento, mudanças de atitude e práticas na resolução de problemas de água e saneamento.
As características da dimensão filosófica de PEC-Zonal são explorar as relações participantes-tecnologia-dados de modo a facilitar a descrição, modelação e simulação de processos do mundo real, através de procedimentos consensuais que conduzam à obtenção de resultados que suportem a tomada de decisões.
A tecnologia consiste nas soluções sociológicas que suportam o uso e costume locais assentes na estrutura antropológica dum grupo social numa mudança acessível através de numa rede de governação.
Abordagem colaborativa das actividades de planificação, resolução de problemas e tomada de decisão é exercida hierarquicamente, segundo as atribuições sociais dos grupos informais, lider comunitário e estruturados que toma decisão sobre a informação proposta de decisão.
Desta interpretação, o mundo real existe sob a forma de múltiplas construções mentais que são baseadas em processos sociais e experimentais em mudança face às perspectivas individuais a partir das quais são percepcionadas como construções objectivas locais e contextuais que se refere.
De acordo com esta interpretação, a empresa da área social (o investigador/ONG) e o objecto (PEC-Zonal) de investigação estão interligados, constituindo uma única entidade. O conhecimento é criado a partir dos processos de interacção entre o investigador e o objecto de investigação.
A meta é a construção da realidade individual quando processada cognitivamente e aprovado o propósito que alcança a construção de um ou mais consensos.
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