Introdução do Manual de Implementação de Projectos de Abastecimento de Água Rural (MIPAAR)

O texto introdutivo do MIPAAR, editado em Maputo, Dezembro de 2009, estabelece que: Os níveis de serviços e o grau de cobertura do abastecimento do abastecimento de água em Moçambique ainda estão (estavam) muito longe de satisfazer as necessidades da população, apesar de terem sido feitos grandes investimentos desde a independência nacional (25 de Junho de 1975). Na verdade, muitas das infra-estruturas construídas encontram-se, (encontravam-se), inoperacionais ou obsoletas devido à falta de manutenção, devido essencialmente pelo fraco envolvimento das comunidades, (beneficiárias).
A política nacional de água aprovada em 1995 pelo governo, (de Moçambique), constitui um esforço para alterar esta situação. Ela estabelece a mudança de abordagem, anteriormente orientada para o aumento da cobertura através da oferta, para um abastecimento orientado pelo princípio d procura.
Como instrumento de operacionalização da política (nacional) de água, o governo aprovou em 1997 um plano de transição de água rural, que estabelece etapas a serem observadas pelos órgãos do governo e outros intervenientes, de forma a actuarem de modo uniforme e consistente na sua implementação.
O manual de implementação é um passo na implementação da política, e é concebido como um instrumento normativo e regulador de implementação de projectos de abastecimento de água rural numa abordagem orientada pela procura. É constituído por 3 (três) volumes, dos quais este que é o primeiro, compreende a componente de políticas e estratégias; o segundo aborda(rá) os aspectos sociais relacionados com a implementação dos projectos de abastecimento de água rural e o terceiro versa sobre as especificações  técnicas a observar nas infra-estruturas.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manual de Implementação de Projectos de Abastecimento de Água Rural (MIPAAR)

Ensaio de caudal para relatório do furo

PEC-Zonal: Tecnologia de Produção de Latrinas de Baixo Custo