PEC-Zonal: Seminário distrital de divulgação de política de água moçambicana

1.       INTRODUÇÃO
Os distritos da província de Sofala, a maioria da sua população  em termos de abastecimento de água se abastece através de fontes dispersas (poços ou furos), equipadas com bombas manuais  (Afridev).  Todavia, parte dessas fontes estão avariadas ou não poderá dar água a qualquer  momento se não forem tomadas certas providencias. Os utentes dessas fontes serão obrigadas  a recorrer a água de fontes não seguras.
Um dos factores que concorrem a baixa taxa de cobertura do abastecimento de água , prende-se com avarias das fontes de água devido fundamentalmente a falta de manutencao por parte dos seus utentes (comunidades) por desconhecimento do preconizado na Política de Água e consequentemente a baixo tempo de vida útil da bomba (10-15 anos). Outro factor é a falta de conheciemnto dos princípios da Politica de Água por parte dos intervenientes do do sector de agua rural, causa principal da falta do envolvimento destes na manutenção das suas fontes de água.
É neste âmbito e dentro das suas atribuições os gestores dos programas de água promovem seminários de divulgação da Política de Água nos distritos.
2.       OBJECTIVO DO SEMINÁRIO
Objectivo geral de um seminário de divulgação da Política de Água é informar e sensibilizar as autoridades a vários níveis (autoridades distritais, Chefes de postos administrativos, chefes de localidades, régulos, religiosos, autoridades tradicionais, organizações não governamentais que trabalham no sector de abastecimento de água rural.
Objectivo específico: pretende-se os participantes tenham oportunidade fazer uma reflexão em conjunto sobre os temas preparados previamente para o evento.
3.       PARTICIPAÇÃO
A participação deve ser de 25 a 50 pessoas oriundas de vários extractos sociais do distrito, autoridades tradicionais, funcionários públicos, membros dos comités de água, ONG’s, governantes a todos os níveis no distrito e equilíbrio do género.

4.       ABERTURA DO SEMINÁRIO
 É legitimo que o dirigente máximo do distrito ou seu representante oriente a sessão de abertura do seminário porque o seminário é do distrito, os facilitadores apenas contribuem com suas experiencias e ajudar o entendimento na aplicação dos temas na vida quotidiana.

5.       APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES
A auto-apresentação dos participantes ajuda os participantes mais tímidos a acreditar na sua capacidade de falar em público.
6.       SITUAÇÃO DO DISTRITO EM REFLEXÃO
É habitual, depois da sessão de abertura, um agente dos programas de água e saneamento no distrito apresente (facultativo) um informe dos problemas que a temática do seminário pode ser solução.
7.       TEMAS DO SEMINÁRIO
Os temas de um seminários são orientado para objectivo (problemas) que se pretende ver solucionado. No abastecimento de água e saneamento o objectivo tem sido a divulgação da Política de água para garantir a sustentabilidade das infra-estruturas.
Os temas mais vulgares são:
·         Introdução a politica de água
·         Princípio de procura
·         Manutenção descentralizada das fontes de água
·         Operacionalização da rede de comunicação entre os parceiros do sector de água do nível local à província.
·         Saneamento e doenças transmissíveis pela água ou sua falta.
·         Manual de implementação de projectos de abastecimento de água e saneamento;
·          Saneamento total liderado pela comunidade (CLTS).
·         Etc.
8.       METODOLOGIA DE SESSÃO DO SEMINÁRIO
Os temas previamente apresentados, no espaço entre boas vindas e breve informação  da situação do abastecimento de água do distrito, adopta-se o método participativo e de visualização permanente dos temas em tela ou papel gigante, permitindo apresentação aos participantes sentados em filas simples ou duplas de formato “U”, seguido de discussão e esclarecimentos em plenária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaio de caudal para relatório do furo

Manual de Implementação de Projectos de Abastecimento de Água Rural (MIPAAR)

PEC-Zonal: Tecnologia de Produção de Latrinas de Baixo Custo